A tendência das Smart Cities!

Uma tendência no mundo é a de cidades inteligentes e conectadas, onde o uso de novas tecnologias e do big data auxiliam no gerenciamento de questões básicas da administração pública, essas cidades são conhecidas como “Smart Cities”.

Além de questões administrativas as Smart Cities se utilizam da tecnologia para serem mais sustentáveis e ecologicamente responsáveis, considerando que atualmente as metrópoles consomem 75% da geração de energia mundial e geram 80% das emissões de gases de efeito estufa o conceito de Smart Cities é imprescindível se considerarmos que em 2050 a população mundial chegará a 9 bilhões de habitantes, com até 70% morando em centros urbanos.

A iluminação pública tem grande parcela na construção de cidades inteligentes. Por meio dos sistemas acoplados em luminárias LEDs é possível serviços de estacionamentos inteligentes, semáforos e controle de tráfego, monitoramento policial, pontos de acesso à internet e inúmeras outras funcionalidades.

Além das funcionalidades tecnológicas as luminárias de LED desempenham um papel vital na sustentabilidade das cidades. Além de não utilizarem metais pesados como o mercúrio em sua composição e não emitir raios ultravioleta as luminárias de LED são muito mais eficientes na transformação de energia, reduzindo o consumo em até 50%.

O conceito de Smart Cities é uma tendência que já tem força no mundo, com cidades na Ásia, Europa e Estados Unidos integrando cada vez mais seus serviços públicos em benefício da sustentabilidade e tecnologia. No Brasil esse conceito ainda não é tão forte, mas cidades como Belo Horizonte e Porto Alegre já iniciaram essa evolução e os diversos processos de PPP espalhados pelo Brasil permitirão que o país se fique cada vez mais moderno.

Sua cidade está se preparando para tornar-se uma smart city? Deixe seu comentário e conte para a gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Mais Populares

Categories

Posts Relacionados