Como a tecnologia LED pode ajudar a controlar a crise hídrica do Brasil?

A principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no Brasil é a energia hidroelétrica, representando 90% da energia elétrica consumida no país. Em meio à pior crise hídrica em 91 anos, é importante pensar em formas de economizar esse recurso tão importante. Mas as suas atitudes podem ser mais do que fechar bem as torneiras e tomar banhos curtos.

A tecnologia LED consome entre 60% e 90% menos energia que lâmpadas e luminárias tradicionais (incandescentes, fluorescentes ou de vapores metálicos). Essa diferença existe porque as lâmpadas de LED não perdem energia na forma de calor e possuem uma vida útil até 4 vezes maior.

Aproximadamente 30% de toda a energia consumida no Brasil é destinada a sistemas de iluminação, uma escolha de iluminação mais eficiente diminuirá essa fatia e, consequentemente, diminuirá a demanda por energia hidroelétrica.

Você pode pensar que trocando apenas as lâmpadas da sua casa ou as luminárias da sua rua não terá impacto na rede elétrica de um país tão grande quanto o Brasil. Mas se cada um fizer a sua parte, conseguiremos reverter esse cenário tão crítico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Mais Populares

Categories

Posts Relacionados