Desde 2014 a iluminação pública é a área da infraestrutura brasileira que teve o maior crescimento na utilização de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e segundo um levantamento da consultoria Radar PPP, há mais de 340 processos em andamento no Brasil, com mais de 30 podendo ser leiloados ainda neste ano.
Atualmente o Brasil conta com aproximadamente 18 milhões de pontos de luz nos 5.570 municípios, mas apenas 1,5 milhão estão sob gestão de concessionárias privadas, segundo a Abdib (Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústria de Base).
Em um mapeamento de 2,8 mil municípios a Consultoria Houer constatou que a concessão do serviço nas cidades pode atingir uma estimativa de valor investido de até R$ 11,8 bilhões. Além de uma redução no consumo anual de eletricidade em todo o país de até 1,2%, o que equivale a uma economia de até R$ 1,9 bilhão ao ano.
Em um momento econômico delicado as PPPs vieram para auxiliar o poder público a modernizar sua infraestrutura e adotar o conceito de cidades inteligentes e conectadas, gerando benefício para a população sem comprometer o orçamento.
Você acha que as PPPs são uma boa forma de modernizar a iluminação pública no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários.